domingo, 8 de dezembro de 2013

TEM que ter conteúdo


Em um artigo anterior conversamos um pouco sobre como escrever um artigo para revistas (ou posts para blogs e sites).

Lembra de como começar um artigo?

É preciso criar um gancho forte com o título do artigo e depois já dizer ao leitor qual será o conteúdo que ele irá encontrar no seu artigo, respondendo às perguntas “Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?”

Mas isso só não basta...

O seu artigo tem que ter conteúdo. Porque o tempo do leitor é precioso e é importante que, além de uma leitura gostosa para o lazer, ele ainda possa encontrar em seu artigo material que contribua para ampliar os próprios conhecimentos.

Quando o leitor ler o seu artigo, ele perceberá que você é autoridade no assunto e que, mais do que isso, está dando a ele algo de real valor.

Portanto, você que está construindo sua carreira profissional, como palestrante, ou ainda como escritor, ou mesmo como profissional de outras áreas, passará a ser reconhecido e respeitado nos locais onde for palestrar, nas livrarias em que seus livros forem expostos e vendidos, em toda aparição que você fizer em entrevistas de rádio e TV, e em muitos outros lugares onde seu nome for mencionado.

Com esse tipo de cuidado com os seus textos, aos poucos você irá conquistando fãs para a sua forma de pensar e agir. E ganhará a confiança de seus leitores, através do fornecimento de material útil para que ele possa também usar para expandir sua vida pessoal ou profissional.

Por isso é importante você conhecer bem o assunto sobre o qual está escrevendo. Então, gaste algum tempo em pesquisas e estudos para embasar seu tema e não parecer que o seu artigo é superficial.

Outras dicas também importantes são:

- Conheça a revista, blog ou site para quem você vai escrever e respeite as características e normas praticados por ela;

- Use uma linguagem adequada para o público leitor da revista;

- Aborde temas de interesse dos leitores do site, blog ou revista;

- Faça uma revisão cuidadosa no texto, para não deixar passar erros;

- Peça para duas ou três pessoas lerem o artigo, antes de publicá-lo;

- Releia o artigo várias vezes, até ter certeza de que o que você quer dizer está perfeitamente claro.

Lembre-se: se você quer se tornar um escritor de sucesso e conquistar um bom espaço no mercado livreiro, pratique a escrita regularmente e cuide bem de seus textos e da sua imagem. Escreva algo todos os dias e seja sempre muito cuidadoso com a qualidade do que você escreve.

Então, proponho a você um exercício:

1-Escreva todos os dias um texto novo, entre 300 e 500 caracteres;

2-Revise cuidadosamente o seu texto e deixe a sua mensagem bem clara;

3-Publique o seu texto no Facebook, site, blog, ou em outras redes sociais.

Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor de sucesso.


     Um abraço,

     Gilberto Cabeggi
    
Escritor   Assessor de Escrita   Coach Editorial
     Ajudando você a transformar
     suas ideias em livros de sucesso



     Antes Tarde do Que Nunca
     Todo Dia É Dia de Ser Feliz
     Todo Dia É Dia de Ter Fé na Vida




Nenhum comentário:

Postar um comentário