sábado, 9 de novembro de 2013

Você está pronto para escrever artigos para revistas?

Sim, você pode e deve escrever para revistas, da mesma forma que deve escrever um livro para servir de pilar para a sua carreira.

Por quê?

No momento em que publica um artigo em uma revista, você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua, fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.

Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde a revista chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar. Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de revista distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.

Você já imaginou esse efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor no artigo e sendo comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.

Quando você escreve um livro voltado para a área em que atua, sem dúvida alguma você lança a base para construir um dos grandes pilares que irão sustentar o seu sucesso. Mas tão importantes são também os artigos que você escreve e publica em revistas.

Além da divulgação óbvia do seu trabalho, os artigos ainda ajudam a consagrá-lo como especialista naquilo que você faz.

Mas é claro que o seu artigo tem que ser bem escrito, ou ele poderá trabalhar até mesmo contra você e frustrar seus planos de divulgação da sua atuação profissional.

Por isso quero lhe dar algumas dicas sobre como escrever um bom artigo. E a primeira, e uma das mais importantes delas, é que “você deve capturar a atenção do leitor logo no início do artigo e despertar nele a vontade de continuar lendo”.

Para isso você precisa criar um gancho forte com o título do artigo e depois já dizer ao leitor qual será o conteúdo que ele irá encontrar no seu artigo.

Em um texto do professor André Augusto Gazola, ele chama a atenção para a necessidade de, já no início do artigo, responder as questões básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?

Foi exatamente assim que eu comecei a escrever este texto. Repare no trecho acima, em itálico. Vamos separá-lo por partes, de acordo com a orientação do professor André:

Quando? No momento em que publica um artigo em uma revista.

Quem? Você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua.

O quê? Fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.

Onde? Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde a revista chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar.

Por quê? Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de revista distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.

Como? Você já imaginou esse efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor do artigo e sendo comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.

No restante do artigo, você vai precisar elaborar, desenvolver, aprofundar esses elementos, com muitos mais detalhes. Ou seja, vai precisar mostrar para o leitor o quanto você realmente conhece do assunto.

Mais isso, e outras dicas mais, serão assunto de nossas próximas conversas.

Um bom artigo, bem escrito e cheio de conteúdo, publicado por uma revista relevante, vai ajudar muito no sucesso do seu livro, da sua carreira como escritor e da sua carreira profissional.


Então, proponho a você um exercício:

1-Escreva um artigo para revista, dentro da sua área de atuação, com no máximo 1500 caracteres.

2-Use obrigatoriamente a estrutura do “Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?”.

3-Antes de publicar o seu artigo, peça para duas ou três pessoas lerem e lhe darem um feedback sobre seu artigo. Depois faça as correções necessárias. 

Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor de sucesso.


     Um abraço,

     Gilberto Cabeggi
    
Escritor   Assessor de Escrita   Coach Editorial
     Ajudando você a transformar
     suas ideias em livros de sucesso



     Antes Tarde do Que Nunca
     Todo Dia É Dia de Ser Feliz
     Todo Dia É Dia de Ter Fé na Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário