sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Recusaram o meu livro! E agora?


Acredito que é até possível que você já tenha finalizado o seu livro e o tenha enviado para uma série de editoras, em busca de publicação.
Mas, infelizmente, não conseguiu atrair o interesse das editoras.

Quem sabe você obteve até algumas respostas – negativas, é claro, mas educadas −, falando de “quem sabe numa próxima oportunidade, ou quem sabe numa outra editora...”, o que o deixou ainda com esperanças.

Mas você esperou, esperou, esperou… O tempo passou e nenhuma resposta positiva veio.

“Como pode isso?” “O meu livro é tão bom!… Dediquei tanto tempo a ele!… Como podem recusá-lo assim, sem nem mesmo dar-me uma chance?” – foi isso que você pensou, não foi?

Sinto dizer-lhe que a situação atual não é muito animadora. Mas também quero lhe dizer que o problema pode não ser com você, nem com o seu livro. A dificuldade costuma vir também da própria realidade do mercado editorial.

Embora muitas editoras digam que publicam novos autores (aqueles que ainda não têm nome feito no mercado), no final das contas, o que elas levam em conta mesmo é o risco do investimento (que é muito maior quando o autor não é conhecido).

Ou seja, um livro de um autor conhecido tem muito mais chances de dar retorno financeiro para as editoras do que um livro de um autor novato.

Em resumo: a maioria das editoras raramente publica obras de autores novos. Para elas, autores novos representam um risco de investimento muito alto. E num mercado tão concorrido, não vale muito a pena apostar, certo?

Mas, embora seja uma realidade dura para os novos autores, isso está certo, estrategicamente falando. Não tenha dúvida alguma de que se você fosse um editor seguiria pelo mesmo caminho. Afinal, editoras são empresas e empresas visam lucro.

Mas, não desanime… O mercado de livros está mudando, com todas as inovações tecnológicas que estão chegando. E boas alternativas têm surgido.

Isso significa que em breve você terá outras opções, viáveis e mais baratas, com menor risco financeiro, para publicar o seu livro. Quais são elas? Tenho certeza de que você já ouviu falar em duas das principais:

− Impressão sob demanda (de pequenas quantidades de livros);

− e-book (o livro eletrônico)

Pois bem, essas são apenas duas das novas opções de publicação de livros que estão ganhando força no mercado e que abrirão muitas portas para os novos autores, apaixonados por suas obras e que querem vê-las sendo lidas pelo maior número possível de pessoas.

É claro que não é a mesma coisa que ter seu livro publicado por uma boa editora. Mas, dependendo da sua necessidade, esses novos processos irão atendê-lo plenamente.

Mas ainda vamos precisar de um tempinho (bem pouco tempo) para que essas alternativas tomem forma. Quem sabe em breve alguma dessas soluções que estão surgindo, com as mudanças que estão ocorrendo por aí, vai realizar o seu sonho de ser escritor?

Afinal, há muitos bons escritores que só aguardam uma oportunidade para publicar suas obras. E de mostrar ao mundo toda a beleza e utilidade do seu trabalho.

Eu tenho muita esperança de que essas e outras novas oportunidades surgirão com grande força, em muito breve!

Acompanhe comigo os próximos artigos aqui no site e se prepare para os novos tempos, onde você vai ter mais espaço como escritor.

Lembre-se: mantenha a esperança e se anime… Dias melhores estão surgindo para quem tem muito a dizer em um livro!

Por enquanto, fique um pouco mais com estas perguntas e escreva as respostas para elas, até que isso lhe fique bem claro:

1-Por que publicar o meu livro é importante para mim?

2-Por que publicar o meu livro será importante para outras pessoas?

3-Tenho esperança de que as novidades do mercado de livros sejam úteis para publicar o meu livro? Como?

Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor de sucesso.


     Um abraço,

     Gilberto Cabeggi
    
Escritor   Assessor de Escrita   Coach Editorial
     Ajudando você a transformar
     suas ideias em livros de sucesso



     Antes Tarde do Que Nunca
     Todo Dia É Dia de Ser Feliz
     Todo Dia É Dia de Ter Fé na Vida




Nenhum comentário:

Postar um comentário